Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Curitiba

Capital do estado do Paraná, na região sul do Brasil, Curitiba é uma cidade mais pequena, com menos de 2 milhões de habitantes. O centro é pequeno, com algumas ruas sem carros, o que eu acho óptimo para passear e fazer compras. 



 Universidade Federal do Paraná

 Rede de transportes integrado, ou tubo, como é mais conhecido. Funciona como o metro, mas em vez de se passar o cartão para ir para baixo do solo, paga-se para entrar no tubo. 

 Monumento Árabe







No centro da cidade, no parque municipal podem ser encontrados vários animais, como macaquinhos, cutias, pelicanos e vários tipos de aves. O meu favorito é o tucano. O bico deles parece pintado à mão, com muito cuidado. 









Nos arredores da cidade há vários parques, monumentos, jardins e outros entertenimentos. Pela primeira vez comprámos passes para o autocarro turistico, porque só assim conseguimos visitar a maioria das coisas em 2 dias.

Parque Tanguá




Um parque lindissimo criado numa antiga pedreira.

Museu de Oscar Niemeyer
Um arquitecto brasileiro, famoso pelas suas construções arquitectónicas sempre usando formas curvilineas.

A parte do museu sobre a carreira de Niemeyer não podia ser fotografada. A foto é de outro artista.

Passagem de acesso do museu ao olho gigante da primeira foto. 
 Bosque do Papa e memorial polaco

À porta do bosque estava um restaurante polaco, mas estava fechado. Uma pena, apetecia-me mesmo matar saudades dos pierogi!

 Jardim botânico



Jardim das palmeiras no Jardim botânico

 Decorações natalícias pelas ruas


Outra coisa que gostei na cidade foi a variedade em restaurantes. Só ficamos em Curitiba duas noites. Na primeira encontramos um restaurante gourmet, cuja especialidade eram os seus hamburguers. Tudo tinha a assinatura do chef e até o ketchup era feito pelo próprio. A decoração era super diferente e senti-me num outro mundo, sem no entanto nos sentirmos mal porque apesar de tudo o restaurante não era posh e para não haver duvidas não se serviam os hamburguers com talheres, para termos a certeza que era para comer à mão. O melhor de tudo? O preço era normal. Na segunda noite encontrámos um restaurante tipicamente alemão e tudo nele me fez sentir mesmo na Alemanha, da cerveja à comida, do serviço ao ambiente criado. Fantástico!


Javali com repolho vermelho, batatas no forno, spatzle e puré de maça. Sobremesa... só podia ser uma... apfelstrudel!


Além de tudo o que houve para ver, senti que Curitiba é uma cidade bem mais segura que Belo Horizonte e São Paulo. À noite viam-se policias nas ruas do centro, que normalmente se tornam perigosas depois das lojas fecharem.
Vale a pena visitar esta cidade. Eu, conseguiria até morar lá!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!