Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Rotorua - Nova Zelândia

Vista geral de Rotorua

Ditou a sorte que o nosso voo para a Austrália passasse por Auckland, a capital da Nova Zelândia. Assim, depois de visitar o país dos cangurus, passamos uma semana na terra dos kiwis (nome dado aos habitantes da NZ).

Começamos por Rotorua, a cidade fumegante. Rotorua é conhecida pela sua actividade geotérmica, com geysers, fumarolas e poços de lama borbulhante. A própria cidade foi construida em cima da Caldeira de Rotorua, pelo que cheira a enxofre (a.k.a. ovos podres), um pouco por toda a parte. 


 Na margem do lago de Rotorua



Seguimos um pequeno trilho que nos mostrou alguns dos sítios fumegantes da cidade. Não é permitido pisar fora do trilho porque corre-se o risco de ficar atolado em lama ardente! Além do cheiro e do fumo visivel, ouve-se constantemente um borbulhar debaixo da terra. Uma experiência para todos os sentidos!

 As pedras amareladas à beira do lago, cuja cor é proveniente dos compostos sulfúricos.

 O Museu de Arte e História de Rotorua, antiga casa de banhos termais.


 Poço de lama borbulhante

Para nós não era novidade que os habitantes da Nova Zelândia adoram natureza, e isso foi visível em todo o lado. Perto de Rotorua havia vários parques para serem visitados, uns com animais, outros ideais para caminhadas ou passeios de bicicleta e até BTT. O parque que visitamos tinha vários trilhos, todos muito bem sinalizados. Como tínhamos pouco tempo apenas fizemos um trilho de cerca de 2h e foi um passeio fantástico, pelo meio da floresta, com alguns pontos altos com vista para a cidade.



 Cidade vista do trilho

 Verde, muito verde e muitas árvores, como os parques deviam ser em todo o mundo...

 Parte do trilho


 Um campo de Rugby, provavelmente o desporto mais famoso da Nova Zelândia.

Para ter energia para tanta actividade ao ar livre começamos os nossos dias com um pequeno almoço super energético, denominado big kiwi no menu. E se a senhora do café no primeiro dia não acreditou que era para mim enquanto que as panquecas eram para o J. (ficam já a saber que de manhã eu como que nem um elefante)., no segundo dia riu-se quando o pedido foram 2 big kiwi. Era muito bom (a foto nunca vai transmitir o bom que era...).

Big kiwi

Uma outra grande atracção da cidade, aproveitando a sua grande actividade geotérmica, são os banhos termais. À beira do lago há um spa, com vários tipos de piscinas termais. Nós escolhemos as piscinas naturais ao ar livre. Assim, ao anoitecer, com 10º C na rua, estavamos nós em fato de banho, enfiados dentro de piscinas de água quentinha. Havia 4 piscinas com diferentes temperaturas (36, 38, 40 e 42º C). Começamos na mais fria e fomos mudando até à mais quente. Eu não aguentei estar mais de 1 minuto na mais quente, e só mergulhei até à cintura, mas alternar entre as intermédias sabia muito bem.

Uma das piscinas, mesmo à beira do lago, que não se vê porque era de noite.

J. a aproveitar a água quentinha, enquanto eu me gelava até aos ossos a tirar fotos.

Além disso, e como ir ao spa custa dinheiro, cada hotel/motel tem um ou mais jacuzzis. Nós ficamos num quarto com jacuzzi privado e pudemos aproveitar o nosso próprio banho termal (mas desta vez sem enxofre), acompanhado por uma taça de vinho. Um óptimo fim de dia!



Amanhã conto mais histórias e mostro fotos de todos os animais que vi e que comeram na minha mão...

1 comentário:

  1. Paulo de Tarso, o nosso São Paulo me levou a andar em algumas ruas de uma cidade de seu país: Esmirna. Tentei localizar uma Igreja. Vi uma mesquita. Ok, Deus é um só. E fiquei pensando quão diversa é a ocupação humana urbana. Dali os Céus me levaram para Rotorua na Nova Zelândia. Quão diversa...mas uma Igreja eu queria ver. E comecei a rodar. Nada. Mas antes de ir embora os Céus não brincam. Diviso uma cobertura em forma de cruz, embora eu procurasse uma torre. Meu coraçãozinho vibrou. Não deu outra, lá estava eu na porta da St Michael´s Catholic Church na lake road. Aqui me despeço, missão cumprida...fiquem com Deus...:)

    ResponderEliminar

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!