Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

domingo, 1 de abril de 2012

Ilha Grande - Pico do Papagaio (dia 2)

12.000 m (Ida e volta) - 5h

No primeiro dia completo na Ilha quisemos acabar connosco e fizemos a trilha mais dura. Subimos ao segundo pico mais alto (o primeiro não tem acesso), com 982m de altitude, para encontrarmos uma vista linda sobre as enseadas da ilha. Foram 3h sempre a subir e a suar. Apesar do sol mal penetrar na floresta, o ambiente é muito húmido e o calor faz-se sentir ainda mais. 10 minutos depois de iniciarmos a caminhada as nossas t-shirts já estavam completamente coladas ao corpo, e os 2L de água que levamos souberam muito pouco.

Pico do papagaio visto da vila de Abraão

No início pensamos em "alugar" um guia, pois há muitas histórias de gente perdida, mas na pousada disseram-nos que a trilha estava marcada e decidimos arriscar. O caminho estava de facto marcado com fitas coloridas, marcos vermelhos e nos lugares que deixavam mais duvidas havia placas com setas.

No início, o caminho era largo, pois é comum a uma outra trilha. Vimos bananas ainda verdes nas bananeiras e enormes plantas de bambú (foto em baixo).

Eu sirvo de escala...

A meio do caminho conhecemos um amigo que se juntou a nós... um cão! No meio da mais pura floresta, longe de todos os barulhos citadinos e só com o piar dos mais diversos pássaros, ouvimos um restolho remexido (a minha cabeça pensou logo... cobra!!!!!!) e era um cachorrinho simpático que arfava como se tivesse vindo a correr o caminho todo. Arfava como eu nunca tinha visto um cão arfar e parámos 5 minutos para ele descansar.

A trilha nem sempre era fácil...

Acompanhou-nos até ao cimo do pico, onde se divertiu a esconder-se no meio das ervas e deixou-nos a meio da descida, quando encontramos um aventureiro sozinho. Claro está, que o cão nos deixou a nós para subir com o rapaz, porque ainda estava cheio de energia.

Vila do Abraão vista do Pico do Papagaio

Ah, o descanso... essa bela descoberta...

Praias, enseadas, mar e muita floresta a perder de vista

O nosso amigo escondido a brincar com tudo o que mexe. A meio do caminho encontramos um ribeiro e umas poças de água e ele nem hesitou... deitou-se na água, tal era o calor...

Praia de Lopes Mendes e a Ilha de Jorge Grego

Pelo caminho encontramos muitos tipos de pássaro incluindo beija-flor, macacos mico (na foto) e borboletas. Além disso ainda ouvimos um grito de dor animal, que me fez agarrar logo um pau que nunca mais larguei, e que mais tarde viemos a saber serem macacos bugio. Parece que há muita gente que não faz esta trilha por medo de cobras e jacarés (!?!?), mas não há qualquer problema porque os animais fogem das pessoas e nem se deixam ver...

Quando chegamos ao pé da vila outra vez consideramos fazer mais outra trilha, porque eram só 14.30 (a descida foi bem mais rapida que a subida), mas já não tínhamos mais água e o calor apertava. Em vez disso fomos até à praia do Galego.

Ele há Galego e Galegos, e apesar de eu ter nascido no segundo tenho a dizer que o primeiro é bem mais bonito! Não imaginam a sensação que foi dar um mergulho neste mar fresco, depois de tanto suor transpirado. Não fizemos muito mais o resto dia...

Adorava saber das vossas voltas. Escrevam!
I would love to hear more about you. Feel free to comment!