Nascida e criada em Portugal. Já morei na Polónia, no Brasil, na República Checa e agora é a Suécia que me acolhe.
O meu blogue, tal como o meu cérebro, é uma mistura de línguas. Bem vindos!

Born and raised Portuguese. I have lived in Poland, Brazil, Czech Republic and now I'm in the beautiful Sweden.
My blog, just like my brain, is a blend of languages. Welcome!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Rio de Janeiro #1

E à terceira foi de vez.

Praia de Ipanema, Rio de Janeiro

As primeiras duas vezes que visitei a cidade maravilhosa choveu copiosamente durante o tempo todo! Na primeira vez choveu tanto tanto, que nem de longe vi o Cristo... Em Agosto passado (mas eu ando mesmo a escrever posts de Agosto??? Já trabalhava menos e escrevia mais...), visitei o Rio de Janeiro com o J. e os pais dele. Não choveu nenhum dia, não estavam 40 ºC e era época baixa pelo que se andava à vontade e as coisas não custavam os olhos da cara. Tudo isso, e o facto de finalmente poder ver as vistas decentemente e sem filas, contribuíram para uns dias fantásticos! Entre passeios em Ipanema e São Conrado, caipirinhas em Copacabana, as subidas ao Cristo Rei e ao Pão de Açúcar e um lanche na Confeitaria Colombo descobri que afinal o Rio é o máximo!

Os pontos turísticos estão cheios de polícia e só me senti menos segura quando visitamos a Lapa, onde um dos 12 policias que lá estavam disse para guardarmos a câmera fotográfica porque corríamos o risco de alguém nos seguir e nos assaltar mais à frente. Apanhamos o primeiro autocarro que vimos e fomos para casa. Infelizmente, o Rio sempre terá esse lado negativo, mas ainda assim vale muito a pena uma visita (ou mais!).

As mulheres são sem dúvida uma das atracções do Rio de Janeiro. Sejam de pedra (estátua no calçadão de Copacabana), de areia ou reais, elas estão em todo o lado. Já os homens... que desilusão. Parece que foram todos soprados por dentro e estão todos inchados e não tiveram dinheiro para comprar uns calções de banho novos e têm que usar os mesmos que usavam quando tinham 10 anos.

Praia de São Conrado

Lagoa de Rodrigo Freitas

Demos um grande passeio em volta da Lagoa, até chegarmos ao Jardim Botânico.

Jardim Botânico

O jardim botânico é um lugar fresco e agradável, cheio de flores coloridas e animais. De vez em quando, por entre as palmeiras gigantes ou outras árvores espreita o Cristo Redentor.

A maior árvore do jardim. Ou melhor... as raízes da maior árvore do Rio, porque a árvore em si é tão grande que não se consegue fotografar.

No dia seguinte subimos ao famoso Pão de Açúcar, onde fomos brindados com uma vista maravilhosa sobre a cidade e a baía de Guanabara.

A subida ao morro do Pão de Açúcar faz-se em duas vezes, através de um teleférico. A foto acima foi tirada do primeiro morro, com vista para o morro mais alto rodeado por algumas nuvens.

Vista do morro mais alto do Pão de Açúcar.

Lá em cima além da vista fantástica em quase todas as direcções, há ainda jardins e pequenos trilhos no meio da floresta. Mais uma vez os animais são uma constante.

Os macaquinhos não comem só bananas. Este subiu à árvore para colher e comer uma goiaba!

Apesar do dia estar lindo e solarengo, cerca de 20 minutos depois de termos subido ao morro mais alto, as nuvens apareceram, envolveram o Pão de Açúcar e mais ninguém conseguiu apreciar as vistas... Tivemos sorte de ainda termos tido tempo para tirar fotos.

Quando descemos reparamos que as nuvens só estavam mesmo no Pão de Açúcar e o resto do céu estava azulinho.

A subida ao Cristo e a visita ao Jardim Zoologico ficam para o próximo post...